Para muitas pessoas criativas a sua expressão artística gera uma incrível recompensa. Agora, a ciência já está confirmando e isso. Um novo estudo da Universidade Drexel mostra que o processo de fabricação de arte estimula a área do cérebro que está relacionada a recompensas – a mesma área que faz muita dança, dançando, curtindo e comendo chocolate. Teraupeutas que usam arte avaliam positivamente esses estudos. Isso mostra que pode haver prazer inerente em fazer atividades de arte independentemente dos resultados finais. Às vezes, tendemos a ser muito críticos com o que fazemos porque temos sentenças e avaliações internalizadas sobre o que é arte boa ou ruim e, portanto, quem é qualificado e quem não é “, diz  a Dra. Girija Kaimal, professora assistente do Colégio de Enfermagem e Profissões de Saúde da Drexel University.

O estudo  “As artes na Psicoterapia” diz que podemos estar reduzindo ou negligenciando uma simples fonte potencial de recompensas percebidas pelo cérebro. E essa prova biológica poderia potencialmente desafiar alguns de nossos pressupostos sobre nós mesmos – como o prazer da recompensa.

Segundo  Dra. Kaimal os estudos também indicam um potencial inerente para evocar emoções positivas através da arte. Admirar uma obra artística é algo com a qual todos nós temos experiência e podemos imaginar como uma atividade que nos dá prazer, independente de julgamento ou habilidade.

O estudo utilizou 26 participantes em três atividades artísticas e observou-se um aumento no fluxo de sangue no córtex pré-frontal do cérebro, em comparação com os períodos de descanso em que o fluxo sanguíneo foi menor para as taxas normais. Isso significa que há uma movimentação saudável para o cérebro quando nos expressamos artisticamente.

O córtex pré-frontal está relacionado à regulação de nossos pensamentos, sentimentos e ações. Também está relacionado a sistemas emocionais e motivacionais e parte que conecta o circuito de recompensas do nosso cérebro que nos dá prazer.  Portanto, ver o aumento do fluxo de sangue nessas áreas provavelmente significa que uma pessoa está se sentindo recompensada.

Toda essa atividade é extremamente positiva para a saúde como um todo, especialmente para a saúde mental.