É muito comum ouvir alguém dizer que sua memória já foi mais aguçada. Você mesmo já deve ter sofrido com o famoso “branco” em algum momento importante, como o vestibular, uma entrevista de emprego ou durante aquelas várias situações em que você procurou desesperadamente o seu celular, até encontrá-lo no seu próprio bolso.

Algumas tarefas e exercícios simples, que você pode praticar diariamente, ajudam a fortalecer a sua memória e a turbinar o seu cérebro! Confira e não se esqueça de colocá-las em prática!

Livros e séries

Essas duas formas de entretenimento possuem uma semelhança que faz muito bem à sua memória. A menos que faça uma “maratona”, você acompanhará as histórias narradas em livros e séries em pequenas partes, com um intervalo de tempo entre elas. Com isso, sempre que você começa um novo capítulo de uma série ou retoma a leitura de um livro, a sua memória deve entrar em ação para resgatar todos os acontecimentos que você acompanhou até aquele ponto. Para colaborar com essa tarefa, as séries ainda possuem pequenas introduções que contam o que aconteceu nos episódios anteriores. Já um escritor não tem como saber em qual página você pausará a leitura para retomar depois, o que faz do livro uma forte ferramenta para desenvolver a sua capacidade de resgatar informações do fundo do seu cérebro.

Soletrando

Essa atividade, que pode ser considerada uma simples brincadeira de criança (aliás, uma brincadeira muito útil no processo de alfabetização) também ajuda a treinar a sua memória. A ideia do exercício é selecionar algumas palavras e começar a soletrá-las mentalmente. Parece fácil? Ótimo, sua memória está boa, mas ainda pode ser aprimorada. Comece a escolher palavras cada mais complexas para a atividade. Além disso, para aumentar a dificuldade, tente soletrá-las de trás para frente. Dessa forma, você terá que desconstruir a sua lembrança desse termo em questão para concluir o desafio. Esse treinamento é muito útil para quem tem dificuldade em memorizar detalhes muito específicos de alguma situação. Quer avaliar a sua memória? Faça o teste agora mesmo com uma palavra que faz parte do seu dia a dia: o seu próprio nome. E agora, continua fácil?

Jogos de lógica e raciocínio

É possível se lembrar de algo que ainda está para acontecer? De certa forma, sim. Quando você consulta uma rota para um determinado lugar e tenta percorrer o caminho tendo como base apenas essas informações que estudou, sem consultá-las novamente, você está buscando na memória os passos que ainda deve colocar em prática. Vários jogos, virtuais ou não, oferecem essa mesma experiência. O xadrez é o melhor exemplo de todos, já que cada movimento feito por um jogador faz parte de uma sequencia estratégica que só ficará clara para o adversário muitos movimentos depois. Você pode encontrar vários jogos que seguem esse estilo para o seu smartphone, atuando como um passatempo funcional. Prefira jogos com desafios complexos, mas que não envolvam um tempo muito limitado para completar o problema em questão, já que, dessa forma, você não terá a oportunidade de desenvolver a sua capacidade estratégica e a sua memória de maneira satisfatória.

Conheça o potencial do seu cérebro e desenvolva capacidades e habilidades que farão toda a diferença no seu dia a dia.